Conferência sobre educação, pedagogia e inovação (5 e 6 de junho.)

Programa

Para consultar e fazer o download do programa clique em – programa_final

Localização

Organização das Comunicações Práticas Pedagógicas e Formativas – Relatos e experiências integradoras (PPF)
C4; C6; C7; C11; C15;                                    C16; C17; C19; C23; C26; C28
Painel I                                                             Painel V

Respostas e Desafios de uma Educação Inclusiva (RDEI)
C9; C14; C18; C20; C22;                             C24; C25; C27
Painel II                                                         Painel VI

Experiências Educativas Inovadoras (EEI)
C1; C8; C10; C12; C13
Painel III

Experiências Inovadoras em Educação de Infância (EIEI)
C2; C3; C5; C21; C29
Painel IV

Título das Comunicações
C1 – Novos Modelos Estéticos na Educação Musical da Criança
C2 – Aqui há Matemática…no Museu
C3 – As Ligações Afetivas Espaço/Criança em Contexto Pré-Escolar – Aprendizagens Significativas
C4 – Os Programas de Português do Ensino Básico nas práticas dos professores de Português
C5 – Dentro da História
C6 – Ensino do Português como Língua não Materna – Cruzamento de Tarefas Comunicativas em Didática da Língua e da Literatura
C7 – Práticas de Escrita na aula de espanhol Língua Estrangeira: a Competência Comunicativa e Sociolinguística
C8 – Promoção da Literacia num Grupo de Jovens Excluídos Socialmente: o Desenvolvimento da Escrita Automática
C9 – Motivações na Origem do Abandono escolar – estudo de caso com Jovens Sinalizados na CPCJ de Castelo Branco
C10 – A multiculturalidade nos Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada na Formação Inicial de Professores
C11 – A Abordagem à Linguagem Escrita em Contexto de educação Pré-Escolar: um instrumento orientador
C12 – Os Blogues Educativos  A Segurança na Internet
C13 – Tradição e Inovação: abordagem Pedagógica Orff-Schulwerk e Construção do “Eu Musical” na actualidade Educativa
C14 – Eu e os Outros – Um estudo de Caso sobre as Conceções das Crianças acerca da Diferença
C15 – Formación em Competência Emocional a Professorado de Educación Secundaria de Extremadura
C16 – “Um estudo de Investigação-ação sobre o Plano Individual e o desenvolvimento profissional dos educadores de infância”
C17 – “Supervisão promotora de mudança e inovação na avaliação do desempenho docente” – Estudo de caso.
C18 – A Relação entre Diretores de Turma e Pais no 2º e 3º ciclos: Para a construção de um espaço comum
C19 – A trama da criação do Jardim-Escola João de Deus de Bragança em 1915
C20 – Relações de vinculação e sucesso escolar em jovens institucionalizados: um desafio aos seus cuidadores
C21 – Rotina diária no jardim de infância: guia de atividades educativas, fundamentalmente para as entradas e saídas, refeitório, casa de banho e dormitório
C22 – Prácticas de Inclusión Aplicadas a la Discapacidad
C23 – Autoperceçâo Emocional e Liderança: Estudo Comparativo dos Centros de Formação de Professores Primários  de Badajoz  com Responsabilidades na Equipe de Gestão
C24 – O Desafio do Educador nos Meandros da Gerontologia Educativa: Intervenção Gerontológica e Educação Social numa Sociedade para todos [1]
C25 – Diseño Metodológico para la Propuesta de Políticas Educativas Igualitárias com Alumnado de Primer Grado de Secundaria en el Estado de Michoacán
C26 – Quantas Princesas Conheces?… – Um Estudo sobre Questões de Género: Desafios do Ensino Pré-escolar.
C27 – Terapia pela Dança em Adultos com Deficiência Mental e Motora
C28 – A poesia Promovendo o Trabalho Integrado e Colaborativo na Escola: Uma Contribuição à Formação de Professores da Educação Básica
C29 – A Criatividade em Crianças do Pré-escolar, Estudada a Partir de Situações Problema

Título dos Workshops
Workshop I – Produção de DST (digital storytellying)
Workshop II – Os Novos Contextos de Aprendizagem no séc XXI Os Contextos Informais Workshop III – O Professor Investigador na Elaboração dos Planos Individuais de Transição: Perspetivando Planos de Ação
Workshop IV – Abordagem Orff-Shulwerk: União entre Palavra, Música, Movimento / Dança em Educação
Workshop V – Apoio do Isabel Alarcão Research Software – IARS® no Processo de Investigação
Workshop VI – Desafiar as Dificuldades: Novas IDEA’s para Evoluir na Aprendizagem
Workshop VII – Elementos de Integração Didática e Ensino da Gramática